A Imaculada Conceição é Advogada, Protetora, Senhora, Mãe e Superiora Perpétua, da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. Unidas a Maria, as Irmãs participam do que Ela viveu junto a Jesus: Contemplação, mística e abertura à graça de Deus.
Assim sendo, foi realizada a primeira Jornada Mariana, vivenciada pelas Irmãs da Província de Nossa Senhora da Divina Providência, no dia 30 de maio de 2021. Foi um dia de louvor, oração, agradecimento, partilha fraterna e aprofundamento, sobre a vida e missão da Virgem Santíssima. Um encontro online, realizado pela Plataforma Microsoft Teams, unindo todas as comunidades da Província, acreditando que mesmo em tempo de pandemia, a fraternidade é uma via para a Santidade.
A Jornada teve a participação da teóloga e professora emérita da PUC-Rio, Ir. Lina Boff, que aprofundou a presença de Maria nas quatro comunidades (Lucas, Marcos, Mateus e João). Maria como essa mulher de Fé, a qual ensina, que é preciso dizer Sim a Deus, ser discípula, testemunhar, anunciar, e dar frutos. Ninguém mais Santa que Maria, preservada de todo pecado original, para ser exemplo de quem abraça o mistério do Reino, buscando em tudo o seguimento de Jesus. Uma oblação que sai do interior da consagrada e da comunidade, para ir ao outro, permitindo que a palavra faça eco, cultivando uma família de fé.
Participou, também, o Doutorando em Psicologia e ex-aluno do Colégio de São José, Maceió/AL (Rede Saviniana), Junior Amaranto, partilhando sua história de vida e, com sentimento de gratidão, louvando a Deus, pela presença materna das Irmãs na sua formação, de maneira especial, Ir Ione Vilar. Acentuou, que ser educadores é seguir o exemplo de Maria.
Convictas de que Maria Imaculada “é uma presença viva e operante na vida da Congregação […] e consagradas como filhas a Maria Santíssima, as Irmãs buscam “elevar no coração um templo a Maria, que tem como fundamento inabalável, a humildade”. (Me. Savina Petrilli).
E assim, as Irmãs encerraram o dia, com hino de louvor e gratidão pela iniciativa da Provincial, Ir. Cosmira Correia Santos, em realizar a 1ª Jornada Mariana. Na certeza de que o Espírito Santo que desceu sobre Maria, movimentou, também, seus corações.